domingo, 6 de outubro de 2013

Planejamento Diário (Creche - 2º vivência)


http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT5wDZqvA6AEuCx3zK_lFG-EoWo2wJ_LFlBcJhZkeAzzslH0YsV
                                                          
                                                   PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1-      ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:  Giselly Brasil Xavier
                Juviliana Moreira Paula
                 Natalia de Vasconcelos Saraiva
                Vanessa Nunes Camargo

2-      PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3-      INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira

4-      IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Jardins I e II

5-      DATA: 11 de setembro de 2013

6-      PROJETO: Viajando por novos caminhos

7-       JUSTIFICATIVA:
 Vislumbrando as crianças como seres de direitos que constrói sua identidade e sua concepção de mundo a partir da cultura que esta inserida é que pretendemos propor algumas novas experiências. As experiências a serem proporcionadas têm como finalidade desencadear o diálogo, a troca de experiências e ampliar o universo de conhecimentos das crianças. Para isso, serão utilizadas múltiplas linguagens como ferramentas para a construção do entendimento de mundo.
 A partir da roda de conversa que tivemos com as crianças para reavaliar a prática do encontro anterior, percebemos o interesse das mesmas por alguns elementos mencionados na música “O pano Encantado” que foram o barco, a ponte, o trio elétrico e o cavalo. Trabalharemos os itens mencionados um em cada encontro. Neste encontro, o trabalho centrará na figura do cavalo.

8-      OBJETIVOS:

·         Possibilitar as crianças um ambiente prazeroso, agradável e instigante para novas descobertas;
·         Incentivar a curiosidade e o diálogo;
·         Propiciar a interação e socialização das crianças entre si e com os adultos;
·         Apropriar a da oralidade em movimento e ampliá-la;
·         Incentivar a criatividade.


9-      ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
1º momento: Será feita a acolhida na sala de vídeo com a dramatização da história “as viagens do elefante trombinha” através de fantoches;
 2º momento: Oficina de arte com a confecção do cavalo de papelão com prendedor e pintura com tinta guache;
3º momento: As crianças serão convidadas a dramatizar a música utilizando os panos de TNT;
4º momento: Novamente na sala de vídeo faremos uma roda para a brincadeira “se eu fosse um cavalinho”, em que galoparam em um cavalinho de sucata no centro da rodinha, cantando a música;
Fechamento do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as experiências vivenciadas e planejar junto com elas o próximo encontro.

10--RECURSOS: Utilizaremos dos materiais disponíveis pelas estagiárias, para a realização da proposta de trabalho. Os materiais são: fantoches da história do elefante, papelão, tinta guache, prendedor de roupa, linha de crochê nas cores: laranjada e amarelo, olhos móveis, painel da fazenda, cavalo de madeira, cola, tesoura, TNT, CDs, aparelho de som, notebook e máquinas fotográficas.

11-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: As atividades serão realizadas na sala de vídeo e no refeitório, na qual será feito rodinhas de conversa com todas as crianças, tanto para a hora da história, quanto para o quarto momento, a avaliação. Será feito também, oficina para a produção de um cavalo de papelão no refeitório, dramatização da música pano encantado, ambos com as crianças divididas em grupo, e brincadeiras de roda.

12-AVALIAÇÃO: No decorrer do processo de desenvolvimento das vivências, as crianças serão observadas atentamente como se interagem umas com as outras, suas conversas e interesses, suas curiosidades, o modo como brincam e a maneira que participam de cada momento proposto.


13-REAVALIANDO O DIA:
Essa vivência foi muito gratificante, desde o inicio o elemento que as crianças mais aclamaram na música “O Pano Encantado” foi o cavalo, assim as nossas expectativas eram grandes. Eles conheceram a sela do cavalo e exploraram todo o ambiente que foi preparado. No momento da historia do Elefante Trombinha, elas se interessaram e prestaram muita atenção. Na dramatização da música e na dança de roda “Se eu fosse um cavalinho” houve muita interação e comunicação.
 A montagem do cavalo foi riquíssima, pois eles viveram a emoção de construir o seu próprio brinquedo, pintaram com tinta guache, montaram e depois brincaram com os cavalinhos.
Foi perceptível que alcançamos nossos objetivos, os quais buscavam a interação, a curiosidade, a criatividade, os momentos prazerosos, o diálogo. Sempre atendendo os interesses das crianças, e as valorizando como seres de direitos, de vontade própria e que merecem ser ouvidas.


14-FONTES DE CONSULTAS: Músicas “o pano encantado” e cantigas retiradas do site: www.youtube.com.br e cavalo de prendedor retirado do blog http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/11/cavalo-de-prendedor-modelo.html.





Recursos:
Para a realização da presente proposta de trabalho, utilizaremos dos materiais disponíveis pelas estagiárias. Os materiais são: fantoches para dar continuidade à história, saco de TNT, bacias plásticas, papel cartão, palitos de churrasco, jornais, folhas de chamex, cola, tesoura, CDs, aparelho de som, notebook e máquinas fotográficas.
Organização do espaço:
As atividades serão realizadas na sala de vídeo, na qual será apresentado a continuação da história “As viagens do elefante Trombinha” utilizando fantoches, também serão confeccionados barcos, com papel cartão e recortes de jornais. Bacias com água ficaram expostas no chão, para se brincar com os barquinhos. Para isso dividiremos as crianças em pequenos grupos, após haverá uma roda de conversa para avaliar juntamente com elas a prática do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário